ABC DO GATO

A de Alimentação

Alimentar é dar alimento, é nutrir. Em sentido figurado é manter e conservar. Literalmente, muita da comida que existe previamente embalada está muito longe do alimento que verdadeiramente nutriria o gato. Pensando um pouco, vivendo na Natureza o gato comeria ratinhos e passarinhos, e essa parece ser a tendência para daqui a uma, duas décadas, os donos passarem a encontrar no supermercado ratos e passáros embalados para alimentarem os seus animais.

Enquanto essa realidade não chega, há que observar muito bem os rótulos da comida seca e húmida que compra. Identificando se não tem açúcar, cereais, conservantes artificiais ou qualquer outro ingrediente que desconheça o seu significado. A comida não deve ter cores, cores significam normalmente corantes artificiais. O alimento oferecido deve ser rico em proteínas, isto é a maior percentagem do alimento deve ser peixe ou carne claramente indicado que peixe ou que carne, subprodutos podem ser muitas coisas, restos de animais, ossos e cartilagens ou pior que isso. Deve dar alimento húmido e não só seco. Num longo curso, os gatos acabam por sofrer em grande percentagem de insuficiência renal crónica pela falta de ingestão de água ao longo da vida.

Inúmeros outros problemas de saúde surgem como consequência da alimentação, uma vez que o corpo do seu animal é feito do alimento que o nutre ou em muitos dos casos não nutre, tendo-se tornado demasiado frequente a nossa experiência de cuidar de gatos com problemas gastrointestinais graves. 

Nutrir é extrair do alimento nutrientes que favorecem e alentam o processamento celular de modo a que o corpo esteja na sua melhor forma e saúde.

Nós humanos selecionamos o alimento responsável por nutrir os animais que protegemos e cuidamos. Concluindo: Para que um alimento seco ou húmido seja bom deve conter o máximo de proteínas e vitaminas. Não deve conter glúten. Nem lácteos com excepção de gatos bébés que estejam a ser cuidados por humanos em vez da mãe gata. E sem corantes, sem conservantes e sem açúcar.

A saúde do seu animal começa na alimentação e ao fazer as escolhas certas evita sofrimento e idas ao veterinário dispendiosas com o seu animal doente.

Atualmente há também a possibilidade de fazer alimentação natural, existem alguns veterinários holísticos na região de Lisboa que fazem aconselhamento alimentar, como a Dra Dinora Xavier ou a DVET – Veterinários holísticos, entre outros com vertente de medicina integrativa. Falaremos mais à frente de uma escala de preferência de tipos de alimentação e da tendência atual denominada B.A.R.F – Biological Adequate Raw Food. 

Adicione o seu comentário

Contactos
todos os dias
917 055 346