ABC do Gato – C de Comportamento

O comportamento do gato. A matriz do comportamento do felino doméstico tem origem inicialmente na personalidade de cada gato que é influenciada pelos genes dos seus progenitores e pela convivência inicial que o gatinho tem com a sua mãe gata.

Um gatinho que permanece com a mãe até aos seus dois meses e meio consegue aprender com a mãe a socializar, a caçar, a comportar-se com outros gatos, animais e com os seres humanos.

Progenitores confiantes e capazes de socializar bem com os seres humanos vão passar essa informação aos seus gatinhos.Se pelo contrário forem progenitores medrosos, é essa a informação base que passa para os filhotes gatinhos.

Vimos nos videos do último artigo sobre a importância de brincar que muitas vezes, enquanto cuidadores incentivamos comportamentos no gatinho que podem ser problemáticos quando o gato cresce. Por exemplo brincar com as mãos ou deixar que ele trepe pelas nossas pernas. Algo que pode ser engraçado quando é pequeno pode tornar-se bastante desagradável quando o gato chega à idade adulta.

A questão da sensibilidade

O gato é sensível à complexidade do ambiente em que vive e precisa de recursos como por exemplo o esconderijo para que ele se possa esconder quando tem necessidade de se sentir protegido.

A condicionante principal do comportamento do gato é também a forma como o cuidador e toda a família lê e interpreta as atividades, expressões ou gestos dele. Tendemos a compará-las com as dos cães ou a humaniza-las, o que não é correto.

abc do gato - c de comportamento

O comportamento do gato depende diretamente da forma como é tratado e da disposição dos recursos no ambiente em que vive que obedece a uma lógica que muitos cuidadores desconhecem e que pode originar comportamentos desagradáveis como urinar ou fazer as fezes fora da caixa, animizar-se com outros gatos, ficar stressado entre outros.

Concluindo, o comportamento do felino doméstico depende de fatores genéticos, amamentação e socialização com mãe gata, leitura e reação humana aos gestos do gato e disposição de recursos no ambiente.

Ajudamos a que possa ler o seu animal da melhor forma e ajudá-lo a ser um animal confiante e tranquilo no seu lar.  Saiba mais e agende uma Consulta de Bem-estar.

 

Adicione o seu comentário

Contactos
todos os dias
917 055 346