ABC do Gato – A de Areia

 

Areia é um recurso essencial para o gato, mais do que uma referência de higiene,  é um ponto crucial para a identificação e defesa de território.

O asseio dos gatos é uma qualidade muito apreciada, no entanto, essa é uma visão humanizada do gato. O gato cobre ou deixa à mostra as suas fezes ou urina por questões territoriais. Normalmente cobre para não deixar rasto a predadores, mas em caso de insegurança numa casa multi gatos pode fazer fora para comunicar o seu descontentamento e conflito de território com a restante família felina.

Quer para o gato com acesso ao exterior, como para o gato que vive apenas no interior nas suas vidas tudo deve ser tranquilo e rotineiro. Mesmo quando o gato tem acesso ao exterior, é aconselhável, manter liteiras com areia em casa, para que ele se sinta seguro no interior e para que o dono possa monitorizar as fezes e urina.

A areia deve manter-se do mesmo tipo por longos períodos de tempo. Ir alternando semanalmente conforme o que o supermercado tem em promoção ou o que existe em stock, não se adequa com a necessidade de segurança pela repetição que o gato tem.

AREIA SEM ODORES

Odores fortes vindos de ambientadores, areias com aromas ou desodorizantes são profundamente desaconselhados pois podem causar algum sentimento de insegurança ou irritabilidade relativamente ao olfato super apurado do gato.

Os gatos conhecem o mundo essencialmente através dos cheiros, não através das suas formas, cores ou sons. Por isso é muito importante a estabilidade e a simplicidade. Se tiver necessidade de evitar os odores que possam vir da liteira, use sempre bicarbonato de sódio no fundo da caixa ou para limpar. O bicarbonato de sódio é o produto de limpeza mais eficiente para retirar odores sem ser ofensivo ao olfato dos nossos sensíveis gatos.

DIVERSOS TIPOS DE AREIA

Hoje em dia há diversos tipos de areia desde as mais naturais e biodegradáveis como as ecopellets, serraduras, às areias aglomerantes e minerais, às mais artificiais como a sílica. A areia a escolher deve ser aquela que mais se parece com terra sem perfumes ou aromas, conforme a que os gatos usariam se vivessem na natureza.

A escolha da areia deve ter em conta o sentir e o comportamento inato do gato e não tanto o que possa ser útil para o dono, pois é razão suficiente para causar alterações comportamentais às vezes difíceis de identificar e corrigir.

Coloque sempre a liteira em locais tranquilos, que não estejam próximos de máquinas de lavar ou locais ruidosos ou de passagem.

Mais à frente falaremos melhor sobre liteiras e como escolher de acordo com a forma de pensar e sentir do gato.

Areão aglomerante

Recomendamos

A areia aglomerante cumpre os requisitos e é prática de usar também para os donos. Recomendamos que conheça a areia aglomerante da Husse. Os gatos também sonham – Cat sitting ao domicilio tem um código promocional que lhe dá direito a algumas ofertas. Use o nosso código A1895E no espaço para observações do formulário de compra online ou encomende-nos diretamente para encomendas@osgatostambemsonham.com se vive nos concelhos de Cascais, Oeiras ou Funchal. Entrega ao domicilio é gratuita.

Qualquer questão é só ligar para nós 917055346.

 

Adicione o seu comentário

Contactos
todos os dias
917 055 346