Arranham. Os gatos arranham a mobília em sua casa?

Saiba que afiar as unhas é uma necessidade básica para os gatos, bem como exercitar as suas garras quando arranham algum objeto.

Se o seu gato vai à rua, afia as unhas naturalmente, mas se ele não saí de casa, aí começa o seu problema.
Os gatos precisam de sentir-se donos do território onde vivem de outro modo começam a sentir-se inseguros, por isso é necessário deixá-los afiar as unhas. Mas como?

O que pode ajudar os donos?

Aqui ficam algumas dicas:

1- Cortar a pontinha das unhas ao seu gato ( só a pontinha como mostra o vídeo). Aproveite um momento em que ele esteja a acordar pois estará mais descontraído e assim nessa altura pode ser mais fácil para si fazê-lo. Associe sempre essa ação com um reforço positivo, dê-lhe um bombom para gato no final de cortar as unhas como compensação pelo seu bom comportamento.

2-Eles afiam as garras no sofá ou na cama dos donos para que possam complementar o cheiro do dono com o seu, fazem-no para se sentirem seguros. Para evitar que tal aconteça pode colocar fita cola dupla nos cantos dos móveis onde o seu gato arranha, pois ele vai sentir o desconforto da cola nas patas e não volta lá.

3-O dizer não deve ser acompanhado de um sim que exemplifica o comportamento correto. Significa que quando ele arranha algum sítio/ objeto não desejado, para além de lhe dizer não, mostre-lhe a solução, ou seja outro objeto ( arranhadores próprios para o efeito) e mostre-lhe que esse é o objeto onde ele pode arranhar, fazendo esse gesto no arranhador. Mantenha esse arranhador junto ao local que ele gosta de arranhar, para que ele possa escolher a opção correta.

Arranhadores

Hoje em dia existem no mercado diferentes tipos de arranhadores, de cisel, de cartão, de madeira verifique qual é o que o seu gato gosta mais. 🙂 Existem arranhadores de cantos que pode colocar à frente dos cantos do sofá, ou mobília onde ele arranha.

Obrigada Jackson Galaxy por todos os esclarecimentos.

Veja o vídeo ( em inglês)

Até à próxima, com mais truques e dicas sobre a convivência com o seu gato de estimação.

Caso queira esclarecer alguma questão, escreva-me por email e terei todo o gosto em responder-lhe.

Cat sitter, Ana ( ana@osgatostambemsonham.com)

Saiba mais sobre o serviço de consulta de bem-estar.

 

Adicione o seu comentário

Contactos
todos os dias
917 055 346