Aqui ficam meia dúzia de dicas sobre o comportamento do seu gato/da sua gata e que significado tem:

  1. Quando os gatos eriçam o pelo não é porque são agressivos estão apenas a defenderem-se e para isso simulam desse modo serem maiores.
  2. Quando se deitam de barriga para o ar totalmente exposta estão a mostrar que confiam no local e com quem estão. No entanto isso não significa que estão disponíveis para receber festas nessa zona tão sensível. Habitue-os de pequeninos a receberem festas na barriga e eles deixarão fazer festas em todo o corpo. Senão serão sempre sensíveis a que se lhes mexa nessa parte do corpo.
  3. A cauda a abanar significa que estão a ficar agitados, com energia para libertar ou sensíveis em relação a qualquer situação e irão reagir. Não significa que estão contentes.
  4. Quando está a fazer festas a um gato, observe bem se a cauda está em movimento para saber se está ir longe demais.
  5. Há gatos que saltam para os tornozelos. Estão a chamar a sua atenção, querem brincar. É um comportamento que convém desincentivar, pois quando crescem  e ganharam esse hábito não é nada agradável tê-lo a arranhar as nossas pernas. Com um brinquedo tipo cana de pesca consegue desviar a atenção deles e assim desabituá-los.
  6. Os gatos podem urinar em sítios inadequados para chamar a atenção, pois sentem-se inseguros por algum motivo e por isso chamam a atenção do dono para reforçar a ligação que têm com ele.

Estas dicas ajudam pois a esclarecer alguns comportamentos. Veja o vídeo do “encantador de gatos” americano, Jackson Galaxy e esclareça as suas dúvidas sobre a linguagem corporal dos gatos.

 

Saiba mais  sobre o serviço de consultas de comportamento e bem-estar.

Adicione o seu comentário

Contactos
todos os dias
917 055 346